"Ubuntu" que significa, Consciência Negra - 131

20/11/2023

Hoje foi um dia muito especial para a turma 131, que está trabalhando sobre as etnias, cultura afro-brasileira e a formação dos quilombos desde abril como matéria multidisciplinar. Neste dia tão especial onde celebramos o dia da consciência negra e a morte do guerreiro Zumbi dos Palmares foi a hora de colocar todo conhecimento adquirido ao longo do ano em prática. Orientados pela professora Adriane Simas, os alunos fizeram pesquisas sobre a formação dos quilombos e a vida de Zumbi dos Palmares e sua esposa Dandara dos Palmares. Elaboraram lindos cartazes e em debate com a turma e a professora, puderam colocar suas opiniões em pauta e sim, foi unânime: SOMOS TODOS IGUAIS E RESPEITO NÃO TEM COR!
E é isso, para cada criança uma infância sem preconceitos, sem rótulos, não precisamos ser negros para lutar contra o racismo, precisamos ser humanos.
Os alunos também trabalharam sobre a lenda africana "Ubuntu" que significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós" e é simbolizado pelo ato de todos formarem uma corrente de mãos dadas, como as crianças representaram em seu mural de exposição.