PortuMatica - 6° ao 9° ano

18/05/2023

Hoje foi dia de celebrar a Matemática e o Português, duas disciplinas que parecem diferentes mas completam-se de diversas formas em um Projeto chamado PortuMática, desenvolvido pelos Professores Rafael, Daniele e Lucianne. As atividades foram realizadas em alusão as datas 05 de maio, onde comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data proclamada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2019, como forma de reconhecer o papel e a contribuição do idioma para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humana e a data 06 de Maio, Dia da Matemática, onde é comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan que nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro.
Em homenagem a essas datas, as turmas do Fundamental 2 (7°, 8° e 9° anos) participaram de atividades lúdicas de ambas disciplinas para desenvolver e aprender de forma mais dinâmica e integrada.
A utilização de mágicas para ensinar matemática pode ser uma forma divertida e criativa de estimular o interesse dos alunos pela disciplina. As mágicas podem envolver conceitos como números, formas, padrões, lógica e probabilidade, e desafiar os alunos a descobrirem os segredos por trás dos truques. Além disso, as mágicas podem desenvolver o raciocínio matemático, a criatividade e a autoconfiança dos alunos.
As Classes Gramaticais são um conteúdo completo, que acompanha o aluno desde a Alfabetização até os anos finais, bem como um conteúdo fundamental para comunicação, escrita e estudos que promovem trabalho em equipe e necessidade e união de diversos conceitos já aprendidos ao longo dos anos de estudo.
Integrar português e matemática no processo de ensino e aprendizagem dos alunos é fundamental para desenvolver as competências linguísticas e lógicas dos estudantes.
Ambas as disciplinas se complementam e contribuem para a formação